ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 1 resultados

A influência da imigraçao na relaçao de casal: estudo de um casoa
Luisa Falceto de Barros*; Karla N. Conejero Roos**; Inmaculada Edo Badia***; Begoña Gil Hernández****; Dora Rebelo Honório*****
Páginas: 26 - 45

Resumo

INTRODUÇAO: Um grande número de imigrantes sul-americanos se traslada para Barcelona em busca de novas condiçoes de vida. As tensoes e decisoes complexas que os imigrantes precisam enfrentar influenciam a dinâmica de suas relaçoes significativas.
OBJETIVO: Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa sobre os efeitos da imigraçao na relaçao conjugal de um casal chileno residente em Barcelona.
MÉTODO: A análise do discurso é o método utilizado para a obtençao de resultados. Foram utilizadas as primeiras cinco sessoes da terapia de casal. O escopo é indagar como os membros do casal experimentaram o processo migratório individualmente, como os modelos culturais influenciaram na hierarquia interna do casal, delimitar a adaptaçao de cada cônjuge ao país de acolhida e o papel da rede social no novo contexto.
RESULTADOS: Além das categorias que correspondem diretamente ao casal (estilos de comunicaçao, componentes do amor, vinculaçao amorosa, projetos básicos, comprometimento, componentes relacionais do casal), variáveis culturais parecem ter influído na mudança da hierarquia interna do casal estudado. O processo migratório e a adaptaçao ao país de acolhida foram vivenciados de forma diferente por cada um dos membros, tendo repercussoes significativas em sua dinâmica relacional,facilitando a mudança de papéis, especialmente o maior poder da mulher. CONCLUSAO: Os modelos culturais do país de acolhida tiveram um papel importante, já que propiciaram mudanças na dinâmica do casal. A influência da rede social na adaptaçao ao novo contexto é significativa.

Descritores: Casal, imigraçao, hierarquia interna, perda ambígua, vínculos.